dezembro 31, 2013

Criatividade e felicidade


Ontem peguei numa revista não de agora de moda feminina, enquanto esperava pelos meus num determinado local fora de casa. O tema era a criatividade e tudo nela andava à volta disso. Havia uma rubrica em que 6 criativos, escolha da revista, respondiam a questões sobre o ato de criar. Estive a ler. Confesso que não tinha pensado em algumas delas, mas aqui vai o que responderia, se fosse eu. E tendo em conta o que criar significa para mim e em mim.
Onde - Não sei se há um lugar exato para criar. Pode surgir em vários locais, dependendo do que observamos, sentimos ou recordamos. Já me vi a ter ideias em locais completamente distintos, embora haja deles mais recorrentes, acompanhando naturalmente a rotina dos meus dias.
Quando - Dizia um dos criativos que as melhores ideias lhe chegam pela manhã. Errado, para mim. É geralmente a noite e até o deitar que trazem mais e melhores ideias. Não sou de manhãs, nem de madrugadas, já agora. Essas horas são-me ótimas para dormir.
Como - Se o ato de criação é individual ou não. Diria que sim, que é, acontece na cabeça, lá dentro e para isso é preciso algum tipo de solidão ou silêncios criativos. Levá-lo a cabo já dependerá daquilo que se cria. Há criações absolutamente individuais e há outras em pares, grupos, equipas, sei lá o que mais. 
Crio, logo... - Acabava assim. E gostei da frase da fadista Ana Moura, se não estou equivocada. Crio, logo "sou livre e feliz". Subscrevo e acrescento que criar é sempre ser livre. Ou exercer um bom bocado da liberdade que temos. E isso, sem dúvida, pelo menos nesse instante, é ser feliz. Já não é nada mau, convenhamos. 

2 comentários:

  1. É bom sermos felizes porque criamos, mas, digo eu, seria melhor se criássemos porque somos felizes.
    Um bom Ano Novo para si e para os seus.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Muito bem visto, fenomenal essa perspetiva. E sim tem muito a ver. Ou quase tudo. O mesmo para si, jrd, obrigada pela dedicação virtual, retribuo esse beijinho com muita amizade.

    ResponderEliminar