setembro 09, 2012

De primeira água


 (roubado do FB)


Se há caraterística negativa que me pode fazer rir à brava é o sarcasmo. Mais ou menos negativa, isto é. Quando me arranca uma valente gargalhada, bem aplicado e pertinente, até é bem positivo. As pessoas sarcásticas têm quase sempre por base um enorme sentido de humor, para além de uma inteligência que nos espicaça, sharp. Podem ser estimulantes, se utilizarem o seu sarcasmo no melhor sentido, ao serviço da boa disposição e da inteligência construtora. Ou mesmo como registo necessário a uma postura que pede resposta à altura. Tendo, apesar de tudo, em conta o espaço, o timing e o alvo, podem ser divertidamente demolidoras. Ou demolidoramente divertidas. 
As observações sarcásticas de um outro género, a raiar o cinismo e que apenas são expressas para destruir o outro, de forma direta, já pertencem a um outro departamento. Não têm, geralmente, piada alguma e os seus praticantes, se sem coração, acabam por nos afugentar.
Mas mantendo-nos nos mares do humor fino e inteligente, o sarcasmo é de tubarão. Quer dizer, de primeira água.

3 comentários:

  1. Eu gostava de comentar este texto magnífico, mas receio passar por pretensioso e por isso não comento.
    Sim, porque este não foi um comentário!...
    :)

    ResponderEliminar
  2. Também aprecio o sentido de humor fino e inteligente, tipo British!... E abomino pessoas com falta de sentido de humor!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. jrd - Compreendo o que quis dizer, acredite.:) E lembrei-me de si enquanto o escrevia - porque será? :)

    Teresa - Adoro humor britânico, claro! E humor é preciso!

    ResponderEliminar