maio 27, 2012

Abertura

Foreigners please don´t leave us alone with the Danes!
Esta frase foi tirada daqui, do blogue do jrd. Gostei tanto dela e não me parece que possamos ter uma coisa parecida aqui em Portugal - da maneira que a interpretei quando a vi. Não temos a descontração suficiente nem a abertura. Parece que temos, mas não. Temos três atitudes:
1- a de pacóvio deslumbre perante o que é estrangeiro em termos de consumo e de hábitos consumistas
2- a de invejosa crítica perante o sucesso alheio de quem é estrangeiro e vende ou brilha 
3- a de boas vindas ao turista por causa do interesse económico desde que ele não venha tirar o emprego e demais regalias
Dizer, como está na moda, o que é nacional é bom está algures entre esses três comportamentos. O verdadeiro conhecimento e a verdadeira troca de saberes e de experiências, franca, aberta, generosa, andará longe disto. Depois estranhamos que ainda nos vejam como outsiders e não votem em nós no eurofestival. Mas isto sou eu a cogitar. Não vivo na capital e acho tudo muito pequenino, em termos de mentalidade, visto daqui da província. Gostaria que dessem a vossa opinião. Conseguiremos algum dia ver uma imagem  de espantoso humor e desimpedimento como esta numa montra no nosso país? I wonder...

4 comentários:

  1. Ó Fátima, que maldade tao grande!...
    :)))

    Até fiquei com vontade de roubar a bicicleta (nao aquela, outra) e dar um passeio pela cidade dos meus afectos.

    ResponderEliminar
  2. ::)) Achei o máximo! Interpretei de uma maneira mas da outra também está fantástico - tolerância e humor das duas formas. Que longe estamos de:)

    ResponderEliminar
  3. estou a preparar um conjunto de posts sobre o comportamento dos tugas para publicar em Junho, mês em que se celebra o Dia de Portugal. Ou, como disse um dia Cavaco, o Dia da Raça.
    Obvimente que estes comportamentos estarão contemplados.
    E não, não é apenas fora de Lisboa que se nota o provincianismo do país. Lisboa é, em minha opnião, a capital mais provinciana da Europa. Se exceptuarmos Baku, claro...

    ResponderEliminar
  4. Dia da Raça? :) Credo, que soa tão mal! :):) Estou ansiosa por ler os seus posts, Carlos. Baku, claro:) Nada mais a propósito, falando-se no eurofestival:) Mas então confirma-se que chega à capital... pois, já Eça o dizia. Oh fadinho pequeno disfarçado de novo riquismo... Tanta viagem - de vários tipos - que urge...

    ResponderEliminar