fevereiro 08, 2012

To be or not to be

Ainda não vi/ouvi o discurso do PM. Mas pelo que andei a ler por aqui na blogosfera, e apesar das opiniões absolutamente contraditórias, parece-me, ter-me-á parecido que a coisa terá sido empolada por métodos de jornalismo mediático frequentemente habituais.
Não votei PSD, aliás nunca, mas ainda assim perceberei se alguém se zangar aqui momentaneamente comigo. Mas então, não o defendendo, o que me fez estar do lado de quem não enfiou o rótulo da pieguice? Basicamente porque retirar um frase ou expressão do seu contexto natural e desvirtuar completamente o seu significado é prática comum no jornalismo sensacionalista que apenas pretende vender, baralhando e acirrando os ânimos. Foi agora como o foi antes, como o foi antes tantas e tantas vezes. E não é só na política que tais estratégias de desorientação com vista a diferentes formas de lucro ocorrem. Muitas vezes aparecem capas sensacionalistas, com outro tipo de figuras, com frases desordenadas que logo nos espicaçam a comprar a revista ou o jornal. Quando temos a oportunidade de ler o artigo ou a entrevista no seu todo, lá dentro, verificamos que fomos defraudados na nossa curiosidade voyeur. Não era nada daquilo que se suposera. Nada. E ainda bem que é nada, pois não era tão grave nem tão inusitado ou idiota como o pintaram. 
Serve isto para dizer que o piegas pode, podia não ter as leituras que foram criadas se enquadrado na sua moldura original. Porque neste domínio, a autocrítica é sempre mais difícil de fazer. Posto isto, penso dever ver o video. Até lá não sou piegas. Não sei se o serei depois.

2 comentários:

  1. De facto é tudo uma “questão” de dar ou não o benefício da dúvida. Só que com tal criatura, as dúvidas, não passam de amargas certezas.

    ResponderEliminar
  2. :) Aqui, jrd, tentei por de parte qualquer opinião política que possa ter de momento e apenas fazer uma pequena reflexão. Porque opinar às vezes inflama e refletir serena. Digo eu, que não sei nada:) Obrigada por estar sempre atento. É um enorme prazer tê-lo por cá.**

    ResponderEliminar