setembro 17, 2011

Diz-me com que carteira andas...


           Fará a carteira, como li num blogue há umas semanas, parte da identidade feminina?
          A autora defendia que sim, que a carteira é um objeto integrante da personalidade de uma mulher, que diz muito acerca do seu caráter, que é um acessório natural como a sua pele. Sorri. Se é de facto assim pouca coisa abona em meu favor. Pois, na verdade, eu cá não gosto de andar com carteira. Ando porque é preciso (nunca consigo encontrar nada à primeira e penso sempre que perdi a chave do carro, de resto) mas livro-me dela sempre que posso, e andar de mãos livres é mesmo o que gosto, como se a ausência de peso e de tudo o que ela acarreta significasse uma automática leveza e liberdade. E não significa?
            Não é que não aprecie  ver carteiras bonitas, aprecio mesmo bastante, há muitas que facilmente me piscam o olho e ainda por cima ficam tão bem combinadas com a roupa e demais acessórios, sobretudo para quem tem esse talento de saber  acertar tudo. Mas não tenho paciência para mudar de carteira todos os dias e consoante as cores que se vestem, o que quero mesmo é despachar-me e não chegar atrasada de manhã. Então lá vou comprando umas que tenham várias cores (como a atual) e que me permitam conjugar a noção de estética a que também não escapo Ou então neutras, preta ou castanha ou cinzenta no inverno e uma clara, branca provavelmente, no verão. Cores mais berrantes para combinar já dão muito trabalho.
           De qualquer forma, o que a autora quereria dizer no seu texto é que a qualidade da bolsa, mala, carteira diz muito sobre a qualidade de quem a usa, assim tipo proporcional. Do género mala cavalinho, pessoa com dinheiro e/mas descolorida e desinteressante, mala chanel opulenta e chic mas algo tradicional, mala versace ousada e in, mala guess jovem, fresca ou aventureira e outras. Bem, aí a minha cotação anda pelas ruas da amargura. Pode haver uma mais original  (e não muito cara, quase nunca) que diga algo sobre mim mas a maior parte das vezes, em que nem sequer a uso, devo passar a mensagem de que há pouco para descobrir.
          E eu a pensar que a personalidade passava por outras coisas. Assim mais essenciais, do ser ou fazer e não do ter ou mostrar. Tonta. Estou a ver que tenho que apostar numa carteira a sério. Não numa carteira séria (livra) mas numa acção a sério e não a brincar. Sugestões?

7 comentários:

  1. Sugestões? Claro! Como te parece ter chegado o momento de investir numa boa carteira, já ficas com uma ideia do que pedir ao Pai Natal este ano: uma carteira Guess-Louis Vuitton-Dior-Hermés-Gucci(whatever)... Como ele não é funcionário público, não verá o seu subsídio de natal reduzido para 50%. Aproveita! :)
    Marla

    ResponderEliminar
  2. Adorei! Carteira só mesmo quando há necessidade e deve ser muito prática e pequena para não pesar muito (senão fica maior do que eu...ah ah ah) Gracinda

    ResponderEliminar
  3. A minha carteira é a mesma durante o ano inteiro, ou quase...será falta de originalidade e de personalidade? Mas o conteúdo minha querida,o conteúdo da carteira de uma mulher é tão revelador...é uma análise equivalente a uma boa sessão de psicanálise. Uma vida dentro de uma carteira! Gi

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto de carteiras. mas também não tenho paciência p andar a mudar. Sugestão? Uma de q a minha mãe me falou: a carteira é sempre a mesma mas a capa muda com a rapidez de quem muda de camisa. há várias capas diferentes embora não sejam baratas. essa sim vale a pena pedir ao pai-natal....
    Sara

    ResponderEliminar
  5. Queridas vocês são tão atenciosas a dar-me sugestões e tudo :) mas olhem que era a brincar como quase todo o texto (ah a ironia...que pecado). Comprei, de facto, uma pasta para levar os livros, porque necessitava, mas é umm tipo de coisa completamente secundária para mim. Podem os meus gostos na matéria dizer algo sobre mim mas de longe é o essencial. Não faz parte das minhas preocupações, assim como outras coisas tipicamente femininas a ditas chics... O meu lado selvagem ...:) Hopeless. LOL Obrigada a todas, fiéis amigas. Isso sim importa.;)

    ResponderEliminar
  6. O título do texto é "Diz-me com que carteira andas..." ora, como muitos dos ditados populares, o que te te inspirou também já está desatualizado, pois nos tempos que correm, quase ninguém é o que parece ser.
    Claro que há muita gente que insiste, mas mais cedo ou mais tarde,a máscara cai.Assim, nada de entrar em modas ou naquilo que dizem ser o certo...continua livre!

    ResponderEliminar
  7. Bom, também só uso carteira quando estritamente necessário! E como a Gi a minha carteira é sempre a mesma, quase todos os dias. Tento comprar carteiras que combinem com quase tudo e com todo o calçado. Não tenho paciência, nem tempo (de manhã todos os segundos são preciosos na caminha!) para mudar de carteira várias vezes. Quando isso acontece fica sempre alguma coisa que não mudei, alguma coisa que quase não uso, mas que quando troco de carteira e não troquei tudo, me há-de fazer falta...
    Então optei por não trocar!
    Se diz algo de mim? Talvez: prática! lol
    Tento comprar carteiras com qualidade, não para ostentar, mas porque o barato sai caro e as mais baratas estragam-se rápidamente. Ou pelo menos comigo estragam-se, porque as uso todos os dias!
    Ana G.

    ResponderEliminar